A abordagem

A Escola Montessori do Porto (EMP) está orientada para promover a mudança, contribuindo para a sociedade através de um sistema de aprendizagem cujos processos se distanciam da aprendizagem através da memorização, fomentando assim a criatividade.

Procuramos uma educação para a vida, onde o que a criança aprende tem um significado associado à sua aplicabilidade prática. Aprende através do seu corpo, potenciando assim todos os sentidos, o movimento e a emoção, promovendo a comunicação como expressão do que a criança é, pensa e quer e desenvolvendo ainda uma mente matemática, não só relacionada com o cálculo, mas também com a capacidade de raciocínio que lhe permite resolver problemas e desafios, de forma criativa – out of the box – ao longo da vida.

O nosso programa dispõe de ambientes preparados para a Comunidade Infantil (Explorar Montessori, 18-36 meses) e Casa das Crianças (Viver Montessori, 3-6 anos), e conta com uma guia e uma assistente Montessori certificadas pela AMI, que garantem uma atenção personalizada com intuito de alcançar o desenvolvimento integral da criança, acompanhando as suas necessidades e respeitando os seus próprios ritmos.

O ambiente Montessori permite que as crianças fluam de uma atividade para outra, encontrando sempre novos desafios que os estimulam no seu processo de aprendizagem, facilitando uma socialização harmoniosa, com relações interpessoais fluídas e afetuosas, gerando uma convivência em paz.

A felicidade é amar, assim o objetivo da Escola Montessori do Porto é criar um espaço de encontro e felicidade para a criança.

                                Explorar Montessori (18-36 meses)

 

 

As crianças em comunidade infantil têm uma capacidade mental extraodinária para absorver conhecimento do ambiente que as rodeia apenas ao vivê-lo. Esta “mente absorvente” está mais receptiva nestes primeiros 6 anos, quando são lançadas as bases da personalidade da criança.

O objetivo deste programa é providenciar à criança experiências de aprendizagem, favorecendo a sua independência e desenvolvendo uma atitude positiva associada à aprendizagem. O programa é uma introdução à pedagogia Montessori e é onde a criança começa a desenvolver a autonomia e a independência, através de competências de autoajuda. Experimentam a música e diversas manifestações de arte, trabalhando quer em ambiente interior, quer em ambiente exterior.

Este programa melhora o conhecimento, independência e confiança nas capacidades da própria criança e prepara as bases desta para o resto da sua vida. Em vez de uma sala de aula, é um ambiente que nutre, onde a criança muito pequena experimenta o primeiro contacto estruturado com outras crianças. Este programa lança as bases para o programa Viver Montessori (3-6 anos).

 

Horário

Segunda a sexta-feira (entre as 8h e as 12h).

 

Viver Montessori (3-6 anos)

A criança até aos 6 anos possui uma “mente absorvente”, e passa por um processo de vital importância que é a sua autoconstrução.

O ambiente, correspondente ao desenhado por Maria Montessori na Casa das Crianças, está repleto com uma variedade de materiais Montessori apresentados com um objetivo de aprendizagem. As crianças são encorajadas a mover-se, a jogar e a explorar. Este ambiente, cuidadosamente preparado, encoraja e promove o desenvolvimento da criança, desenvolvimento a independência, a concentração, o pensamento sequencial e o autocontrolo.

Encorajamos o desenvolvimento sensorial, introduzimos conceitos matemáticos e linguísticos, providenciamos o ambiente propício para o desenvolvimento de competências práticas fundamentais para o dia a dia. O ambiente é concebido para um programa de 3 anos onde as crianças aprendem a respeitar o seu próprio espaço e o trabalho do outro, tendo um papel activo na manutenção do espaço que está dividido em quatro áreas principais: vida prática, sensorial, língua e matemática.

O currículo é ainda enriquecido com o Programa Sentir as Artes com diversas atividades, sendo que cada atividade responde à necessidade especifica da criança para mover-se, ser independente e comunicar.

Horário

Segunda a sexta-feira (entre as 8h00 e as 19h00).

 

Programa Sentir as Artes (3-6 anos)

Expressão plástica, expressão dramática, expressão corporal e expressão musical. É feito um trabalho articulado entre as quatro áreas, de forma a desenvolver a expressão, os sentidos, o movimento e a emoção da criança.

Horário: Segunda a sexta-feira. Das 15h30 às 16h30.

 

Laboratório Montessori (6-9 anos)

No periodo de transição do pré-escolar para o 1º ciclo, procuramos desenvolver atividades que auxiliem esta fase. O trabalho com material concreto favorece a aquisição de conceitos abstratos, sem recorrer a técnicas de memorização, mas deixando impressões no cérebro que permitirão compreender conceitos tão complexos como a raíz quadrada, a potência, a resolução de situações-problema, a análise sintática e gramatical, a compreensão de textos, entre outros. Este trabalho será desenvolvido em pequenos projetos para que a criança possa compreender que os conceitos não são noções isoladas, mas que se integram e dispõe de forma conjunta. Procurando ainda promover um ambiente seguro, que favoreça a comunicação e autoexpressão, bem como a autoestima e autoconfiança.

Horário

Segunda a sexta-feira (das 15h às 18h30).

 

Tel. 965501090
geral@montessoriporto.org