Projeto educativo

O nosso trabalho assenta em três pilares essenciais. Na pedagogia Montessori, os alunos, a guia e o ambiente fazem parte de um triângulo de aprendizagem. A guia prepara o ambiente para que este promova a independência, a liberdade com limites e o sentido de ordem. As crianças, através das suas escolhas pessoais, utilizam o ambiente para aprender, interagindo com a guia quando precisam de ajuda ou orientação.

Guia

Certificada pela AMI é treinada para observar. Conhece as etapas de desenvolvimento da criança, como é aprende e se relaciona, intervindo apenas quando necessário.

A relação que é criada entre a guia e a criança permite que haja um ambiente seguro para que a mente da criança possa aprender, questionar sem medo e fortalecer o respeito e a paz no ambiente.

Materiais

Diferenciadores e adaptados a cada etapa de desenvolvimento. A criança aprende a manipular os materiais, sendo que cada um deles tem como objetivo a promoção de diferentes áreas de desenvolvimento: vida prática, sensorial, linguagem e matemáticas. Os materiais são também desenhados para permitir a autocorreção, o que significa que cada criança perceciona o seu desempenho e aprende com o erro, para despertar a curiosidade e para guiar o desejo por aprender.

Ambiente

Preparado para a criança, proporcionando que o seu percurso educacional aconteça, desenhado de forma a potenciar o trabalho de cada criança.

Não existem livros escolares pré-definidos, os conteúdos são feitos para cada sala de aula, o que proporciona uma variedade de tarefas e de graus de dificuldade. Os estímulos estão dispersos pelo ambiente, o que significa que há livre movimentação de cadeiras e de mesas, e os trabalhos também podem ser feitos no chão. O grupo é de idades heterogéneas, onde as crianças mais novas observam e imitam as mais velhas e as mais velhas fazem o seu percurso de desenvolvimento no ambiente, consolidando o seu conhecimento, para ajudar as mais novas.

Os resultados são alcançados?

A maioria das vezes, os resultados são visíveis na clara evolução qua a criança alcança pela estimulação que lhe é proporcionada no ambiente e na metodologia Montessori, construindo simultaneamente na criança uma sensação positiva e motivadora do processo de aprendizagem.

E qual o papel dos pais?

Os pais são convidados a participarem ativamente no processo de aprendizagem dos seus filhos, quer através de sessões individuais sobre a criança, quer em grupo. O objetivo é promover a troca de ideias, clarificar dúvidas e contribuir assim para o enriquecimento do projeto educativo Montessori.

A pedagogia Montessori distingue-se do programa tradicional de educação, uma vez que valoriza e potencia as capacidades individuais de cada criança, ao mesmo tempo que as prepara para os desafios futuros.

Tel. 965501090
geral@montessoriporto.org