O fim de semana passado foi a Festa do Outono em Serralves, e não quisemos perder pitada!

Pudemos vivenciar e experimentar atividades específicas e alusivas ao Outono, bem como participar de outras que nos fizeram refletir de onde vem as nossas roupas, o sal que comemos, os tapetes, como são os filtros nos lagares de azeite…. um despertar para tantas situações que não vivemos diariamente!

Assim tivemos oportunidade de fiar a lã, perceber todo o processo desde a tosquia da ovelha à camisola; pudemos conhecer como usar pasta de tecido, todo o processo de extração de sal e fazer uma “rodilha” e treinar o nosso equilíbrio com uma canasta na cabeça (não é nada fácil, e imaginar que nas salinas carregavam 40 kg à cabeça….).

Vimos ainda como fazer tapetes em diferentes tipos de teares e fios e vimos como se filtra o azeite nos lagares… tantas experiências que nos encheram a alma e alimentaram a curiosidade natural das crianças (e também a dos adultos) em aprender!

E claro o delírio com os animais da quinta de serralves!

Um fim-de-semana cheio de descobertas, experiências, atividades culturais, lúdicas e que foram apresentadas de forma a que o que estavam a aprender fosse contextualizado, com uma ordem na execução das tarefas, dando-lhes total liberdade de explorar dentro dos respetivos limites… Maravilhoso!

E o que é isto, senão um ambiente preparado no meio da natureza?

Para o ano lá estaremos e até lá ficam sugestões de atividades!

Boa semana,

Joana Rebelo

Artigo Seguinte
Artigo Anterior