Ontem, demos mais um passo na concretização de um sonho que surgiu há quase dois anos e que finalmente tem as suas fundações bem firmes.

Estivemos juntos ao longo do dia de ontem na junta de freguesia da Senhora da Hora, para contar como surgiu o projeto, quem constitui a equipa e de que forma esta foi crescendo, a nossa proposta educativa assente na Pedagogia Montessori, que programas teremos, onde estamos e como podem inscrever os vossos filhos na nossa e esperemos que vossa, Escola.

Mais de uma centena de pessoas, ao longo do dia, aceitaram o convite e vieram conhecer como vai ser a Escola Montessori do Porto.

Muito obrigada a todos os que partilharam connosco este dia.

Sei que muitos há algum tempo acompanham o projeto, outros apenas recentemente tiveram conhecimento de que existia, e foi maravilhoso poder conhecer todos os que participaram, estou imensamente grata pelas palavras de força e entusiasmo, pelas alegrias partilhadas e pela confiança que depositam em nós.

Tudo começou em Novembro de 2016, após uma formação que dei sobre Pedagogia Montessori, onde estiveram presentes a Joana e a Rosana, e que na sequência desta me desfiaram a formar a Associação Portuguesa Montessori. Contudo e sentindo que não era suficiente para dar resposta às nossas ânsias enquanto mães, percebemos que teríamos de pensar numa Escola.

O desafio era grande mas quando se fala de um filho, parece que para as mães (e pais) o céu é o limite. Vivemos muitas aventuras umas melhores que outras, confesso, e finalmente após um grande turbilhão de acontecimentos tudo se começou a compor, a equipa foi crescendo, o espaço surgiu e contamos que em finais de Agosto esteja a Escola pronta, para em Setembro arrancar a toda a força.

A Escola funcionará das 8h às 19h e terá 4 programas centrais:

– Explorar Montessori 18-36 meses _ O programa é uma introdução à pedagogia Montessori e é onde a criança começa a desenvolver a autonomia e a independência, através de competências de autoajuda. Horário: Segunda a sexta-feira. Ciclos de trabalho de 2 horas das 9h30 às 11h30.

– Viver Montessori 3-6 anos _ A criança possui uma “mente absorvente”, e passa por um processo de vital importância que é a sua autoconstrução. Promoção
do desenvolvimento da criança, a independência, a concentração, o pensamento sequencial e o autocontrolo. Horário: 2ªf a 6ªf. Ciclos de trabalho de 3 horas, das 9h às 12h.

– Sentir as Artes 3-6 anos _Expressão plástica, dramática, corporal e musical. É feito um trabalho articulado entre as quatro áreas, de forma a desenvolver a expressão, os sentidos, o movimento e a emoção da criança.  Horário: Segunda a sexta-feira. Das 15h30 às 16h30.

– Laboratório Montessori 6-9 anos _ Na transição para o 1º ciclo, procuramos desenvolver atividades através do trabalho com material concreto favorecendo a aquisição de conceitos abstratos, desenvolvido em pequenos projetos, através de um ambiente seguro, que favoreça a comunicação, autoestima e autoconfiança. Horário: 2ªf a 6ªf. Das 15h00 às 18h30.

Inscrição e Mensalidades:

  • Inscrição _ 200 EUR _O período de inscrição inicia em Maio de 2018 e inclui o seguro escolar e o kit de boas-vindas à escola (bata, corta-vento, chapéu, t-shirt, sweatshirt e saco).
  • Mensalidades*:
    – Explorar Montessori _ 250 EUR/mês_ Inclui: Frequência da escola durante o período da manhã, das 8h30 às 12h (não inclui almoço). O ciclo de trabalho em ambiente Montessori decorre das 9h30 às 11h30
    – Viver Montessori _ 450 EUR/mês _ Incluí: Frequência da escola durante o horário de funcionamento. Alimentação (biológica)
    – Programa Sentir as Artes, das 15h30 às 16h30
    *12 meses

A Escola será na Avenida da Senhora da Hora nº 113, 4460-422 Senhora da Hora e em setembro estará de portas abertas para vos receber!

Até lá, vamos continuar a  contar-vos as nossas aventuras!

Boa semana,

Joana Rebelo

 

PS: Deixo-vos o flyer com toda esta informação em pdf 🙂EMP_FolhetoDigital

Artigo Seguinte
Artigo Anterior