Em Outubro de 2016, num belo fim de semana, juntaram-se várias mães e educadoras numa formação Montessori. O que 3 delas não sabiam é que a vida lhes tinha reservado uma bela surpresa e que se uniriam em prol de um objetivo comum 🙂

Passou muito tempo até que, uma delas, a Rosana, desafiasse as duas Joanas para iniciarem uma Associação Montessori! Colocando os pés ao caminho, de imediato começaram a dar os primeiros passos nesse sentido.

No entanto, e passados uns meses, havia um pensamento que não lhes saía da cabeça: Falta uma escola! Um espaço onde aquilo que acreditavam pudesse ganhar forma. Uma educação diferente, que lhes enchesse as medidas e fizesse o coração bater.

Ainda que vislumbrando um longo e árduo caminho, nada as deteve, arregaçaram as mangas e lançaram-se a este enorme desafio!!

Seguiram-se reuniões com Câmara, Segurança Social, DGEstE, imobiliárias, visitas a espaços, leitura de legislação, para além do dia a dia de 3 mães trabalhadoras… viram espaços fantásticos, sonharam projetos para cada um deles, leram e releram a legislação, fizeram contas, angariaram sócios, divulgaram esta pedagogia que tanto sentido lhes faz e foram-na aplicando em casa, enquanto o sonho da escola não se tornava realidade.

Até que numa bela tarde de Primavera, encontram um espaço que preenchia a maior parte dos requisitos (sim, uma vez que para cumprir todos, dificilmente poderia ser no centro de uma grande cidade). Entusiasmadas avançaram com o aluguer do espaço, desenharam, juntamente com um arquiteto, as alterações necessárias para cumprir com a legislação, e quando já tinham tudo pronto para avançar… uma das instâncias decisoras devastou a possibilidade de iniciar o projeto em 2017, eliminando a hipótese do espaço da escola. Foi uma autentica desilusão! Uma dor no peito e uma tristeza profunda…. tanto esforço, tanto empenho, tanto investimento e agora?

Enfim, não valia a pena chorar pelo que não podia ser, foi duro o impacto, custou fazer o luto e aceitar mais um ano de espera, mas já dizem os Deolinda, “O que tem de ser tem muita força” e a Escola Montessori do Porto será uma realidade em 2018!

Assim, embora o nosso projeto já esteja numa fase final, ainda nos falta uma das condições mais importantes…. um espaço no Porto, para que possamos receber, não só as nossas, mas todas as crianças e pais que nos queiram conhecer e se juntar a nós!

Desta forma, durante os próximos meses, estaremos ativamente à procura de um espaço que cumpra todos os requisitos necessários para que a Escola se torne real em 2018. Vai ser um caminho longo, mas será percorrido de coração cheio e com muita energia.

Se conhecerem algum espaço e quiserem contribuir para que este sonho se torne realidade, agradecemos toda a ajuda 🙂

Até já!!!

Joanas e Rosana

 

 

 

 

 

 

Artigo Seguinte
Artigo Anterior
Newsletter
Quer receber as nossas novidades por email? Subscreva abaixo à newsletter da Escola Montessori do Porto