A nossa abordagem
A Escola Montessori do Porto (EMP) está orientada para promover a mudança, contribuindo para a sociedade através de um sistema de aprendizagem cujos processos se distanciam da aprendizagem através da memorização, fomentando assim a criatividade.
Procuramos uma educação para a vida, onde o que a criança aprende tem um significado associado à sua aplicabilidade prática. Aprende através do seu corpo, potenciando assim todos os sentidos, o movimento e a emoção, promovendo a comunicação como expressão do que a criança é, pensa e quer e desenvolvendo ainda uma mente matemática, não só relacionada com o cálculo, mas também com a capacidade de raciocínio que lhe permite resolver problemas e desafios, de forma criativa – out of the box – ao longo da vida.
Sentir Montessori (18-36 meses)
As crianças em comunidade infantil têm uma capacidade mental extraodinária para absorver conhecimento do ambiente que as rodeia apenas ao vivê-lo. Esta “mente absorvente” está mais receptiva nestes primeiros 6 anos, quando são lançadas as bases da personalidade da criança.
O objetivo deste programa é providenciar à criança experiências de aprendizagem, favorecendo a sua independência e desenvolvendo uma atitude positiva associada à aprendizagem.
O programa é uma introdução à pedagogia Montessori e é onde a criança começa a desenvolver a autonomia e a independência, através de competências de autoajuda. Experimentam a música e diversas manifestações de arte, trabalhando quer em ambiente interior, quer em ambiente exterior.
Este programa melhora o conhecimento, independência e confiança nas capacidades da própria criança e prepara as bases desta para o resto da sua vida. Em vez de uma sala de aula, é um ambiente que nutre, onde a criança muito pequena experimenta o primeiro contacto estruturado com outras crianças. Este programa lança as bases para o programa dos 3-6 anos).
Horário
Segunda a sexta-feira
+
Programa Sentir as Artes
Expressão plástica, expressão dramática, expressão corporal e expressão musical. É feito um trabalho articulado entre as quatro áreas, de forma a desenvolver a expressão, os sentidos, o movimento e a emoção da criança.