A nossa missão?

 

Prestar um serviço de excelência na área dos serviços de apoio à 1.ª infância (creche) e educação pré-escolar, adequado às exigências do mundo moderno e promover o desenvolvimento de cada criança dentro de um ambiente preparado e que permita que cada uma se desenvolva com independência, em todas as áreas, e de acordo com suas diretrizes psicológicas internas, introduzindo como principal fator distintivo: o método educacional Montessori. Esta é a nossa base: uma filosofia própria de lidar com as crianças, acreditando que estas crianças são livres para escolher e aprender dentro de um ambiente preparado.

 

O Projeto educativo

 

O nosso trabalho assenta em três pilares essenciais: 

O/A Guia

Certificado(a) pela AMI é treinado(a) para observar. Conhece as etapas de desenvolvimento da criança, como é que aprende e se relaciona, intervindo apenas quando necessário.

A relação que é criada entre o/a guia e a criança permite que haja um ambiente seguro para que a mente da criança possa aprender, questionar sem medo e fortalecer o respeito e a paz no ambiente

Os Materiais Montessori

Diferenciadores e adaptados a cada etapa de desenvolvimento. A criança aprende a manipular os materiais, sendo que cada um deles tem como objetivo a promoção de diferentes áreas de desenvolvimento: vida prática, sensorial, linguagem e matemáticas. Os materiais são também desenhados para permitir a autocorreção, o que significa que cada criança perceciona o seu desempenho e aprende com o erro, para despertar a curiosidade e para guiar o desejo por aprender

O Ambiente

Preparado para a criança, proporcionando que o seu percurso educacional aconteça, desenhado de forma a potenciar o trabalho de cada criança. Não existem livros escolares pré-definidos, os conteúdos são feitos para cada sala de aula, o que proporciona uma variedade de tarefas e de graus de dificuldade. Os estímulos estão dispersos pelo ambiente, o que significa que há livre movimentação de cadeiras e de mesas, e os trabalhos também podem ser feitos no chão. O grupo é de idades heterogéneas, onde as crianças mais novas observam e imitam as mais velhas e as mais velhas fazem o seu percurso de desenvolvimento no ambiente, consolidando o seu conhecimento, para ajudar as mais novas.

Tel. 967748424
geral@montessoriporto.org

  

Newsletter
Quer receber as nossas novidades por email? Subscreva abaixo à newsletter da Escola Montessori do Porto