A nossa abordagem
A Escola Montessori do Porto (EMP) está orientada para promover a mudança, contribuindo para a sociedade através de um sistema de aprendizagem cujos processos se distanciam da aprendizagem através da memorização, fomentando assim a criatividade.
Procuramos uma educação para a vida, onde o que a criança aprende tem um significado associado à sua aplicabilidade prática. Aprende através do seu corpo, potenciando assim todos os sentidos, o movimento e a emoção, promovendo a comunicação como expressão do que a criança é, pensa e quer e desenvolvendo ainda uma mente matemática, não só relacionada com o cálculo, mas também com a capacidade de raciocínio que lhe permite resolver problemas e desafios, de forma criativa – out of the box – ao longo da vida.
Explorar Montessori (3-6 anos)
O ambiente, correspondente ao desenhado por Maria Montessori na Casa das Crianças, está repleto com uma variedade de materiais Montessori apresentados com um objetivo de aprendizagem. As crianças são encorajadas a mover-se, a jogar e a explorar. Este ambiente, cuidadosamente preparado, encoraja e promove o desenvolvimento da criança, desenvolvimento a independência, a concentração, o pensamento sequencial e o autocontrolo.
Encorajamos o desenvolvimento sensorial, introduzimos conceitos matemáticos e linguísticos, providenciamos o ambiente propício para o desenvolvimento de competências práticas fundamentais para o dia a dia. O ambiente é concebido para um programa de 3 anos onde as crianças aprendem a respeitar o seu próprio espaço e o trabalho do outro, tendo um papel activo na manutenção do espaço que está dividido em quatro áreas principais: vida prática, sensorial, língua e matemática.
O currículo é ainda enriquecido com o Programa Sentir as Artes com diversas atividades, sendo que cada atividade responde à necessidade especifica da criança para mover-se, ser independente e comunicar.
Horário
Segunda a sexta-feira
+
Programa Sentir as Artes
Expressão plástica, expressão dramática, expressão corporal e expressão musical. É feito um trabalho articulado entre as quatro áreas, de forma a desenvolver a expressão, os sentidos, o movimento e a emoção da criança.