Como preparar crianças e jovens para serem os adultos do amanhã?

Foi com imensa alegria que recebemos o convite para participar nas filmagens deste documentário como exemplo de um projecto sustentável na área da Educação: É Pra Amanhã: viagem a um futuro sustentável é um documentário sobre projetos sustentáveis em Portugal.

Queríamos partilhar convosco que o episódio sobre Educação pode ser visualizado no próximo dia 14 de Junho, na SIC, pelas 08:15h. Curiosos?

E se mostrar soluções e contar uma história positiva, fosse a melhor forma de resolver as crises ecológicas, económicas e sociais que atravessam o nosso mundo?

Inspirados pelas palavras e pelo documentário francês Demain (“Amanhã), cinco conhecidos juntaram-se em torno de um objetivo comum: Contar uma nova história, da qual todos fazemos parte: encontrar as pessoas e iniciativas em Portugal que trabalham diariamente para construir um futuro mais sustentável.

Podem ver o trailer deste documentário francês que serviu de inspiração aqui

Cansados de ficar em casa a assistir a notícias sobre o perigo e urgência das alterações climáticas, decidiram ir à aventura para que o tema começasse a ganhar a devida importância na nossa sociedade e para que políticos e cidadãos se pudessem unir para criar um verdadeiro movimento com vista à sustentabilidade.

É assim que nasce o É p’ra Amanhã! Uma série documental que irá dar a conhecer iniciativas em Portugal em áreas-chave da sustentabilidade: Alimentação, Energia e Mobilidade, Economia, Política e Educação!

Mas a verdade, é que a equipa maravilhosa deste documentário não queria fazer apenas mais um documentário focado em todos os problemas que o planeta está a enfrentar. Procuraram dar um enfoque mais positivo sobre aquilo que já está a ser feito, sobre as pessoas e projetos que estão a implementar alternativas viáveis para servir de exemplo para um futuro próximo, em Portugal. E este ponto é o que torna este documentário mais interessante: é um documentário português, é nosso!

A ideia sempre foi juntar todas estas soluções e mostrar já, como pode ser o nosso mundo de amanhã!

.

Como não poderia ser de outra forma e como prova do alinhamento que existe no propósito e nos valores deste projeto, no dia das filmagem houve uma falha de comunicação e, como a EMP tinha na altura, duas localizações, a equipa estava num local e nós estávamos noutro. Rapidamente percebemos que nos teríamos de ajustar e aguardar que a equipa do É pra amanhã chegasse de Matosinhos até Leça da Palmeira.

Foi de autocarro que fizeram o percurso, embora com a pressão do tempo, com muito material para transportar para garantir todas as filmagens, alinharam o propósito à execução e trouxeram para nós uma dimensão ainda maior a este movimento! 🙂

Foi maravilhosa a conversa descontraída, o entusiasmo genuíno, a diversão de todos os elementos da equipa enquanto experimentavam, como crianças de olhos arregalados, uma série de materiais que os atraíam! Conversamos sobre como surgiu a EMP, qual o papel do adulto, qual o olhar sobre a criança, de que forma a nossa escola se diferencia, como é a rotina e dinâmica nas salas, como promovemos a autonomia e independência, e assim o tempo passou a voar…. muito curiosos para ver como mostram tudo o que viram e tudo o que lhes contamos!!

Convidamos todos a juntarem-se a nós, Domingo às 08:15h na SIC!

Rosana Fernandes

Artigo Anterior