Formação AMI

Guia Montessori 0-3 anos em parceria com o Instituto Montessori de Valência

“O maior sinal de sucesso para um professor é poder dizer: as crianças estão a trabalhar como se eu não existisse”. Maria Montessori

1.ª Edição | Online e Presencial | Setembro 2021 – Outubro 2022

Porquê este curso?

Esta é uma oportunidade incrível de participar numa formação de Guia Montessori AMI em Portugal. O curso tem como objectivo o estudo da primeira infância, desde a gestação até aos três anos de idade.

Como irá funcionar?

 O curso decorrerá inicialmente em formato online nos dois primeiros módulos e o terceiro módulo será  presencial, no Porto.

Em que datas?

Módulo 1 I Online:
De 1 de Setembro de 2021 al 15 de Outubro de 2021
De segunda a sexta-feira das 16:00 às 20:30 horas CET (em Portugal – 1 hora).
Módulo 2 I Online:
De 22 de Agosto de 2022 a 23 de Setembro de 2022
De segunda a sexta-feira das 16:00 às 20:30 horas CET (em Portugal – 1 hora).
Módulo 3 I Presencial:
De 26 de Setembro a 21 de Outubro de 2022
De segunda a sexta-feira das 8:00 às 17:00 horas (em Portugal – 1 hora).

O que irá aprender?

A partir da compreensão da visão que Montessori tem e do seu processo de formação, fazemos uma exploração abrangente desta primeira fase, incluindo os aspetos físicos, psicológicos e sociais e analisamos os desafios e necessidades que colocam ao meio ambiente e aos adultos que os rodeiam.

Quem serão os formadores?

A formação será ministrada por um formador AMI: Gabriela Velázquez.

Em que idioma será ministrado o curso?

Castelhano, com possibilidade de entrega de trabalhos, apresentações e exames em português, inglês ou espanhol.

Qual o investimento?

Matrícula e reserva de lugar: 800 €
Curso: 5.630 €

Quais os descontos?

Pronto pagamento: 5%
Antigos alunos do Instituto Montessori Valência: 5%
Desconto aplicado ao valor do curso. Não se aplica o desconto ao valor da matrícula.

 

A tarefa do professor é preparar uma série de motivos culturais num ambiente previamente organizado, e depois abster-se de interferir” Maria Montessori

Gostava de se inscrever?

Conheça aqui o programa:

 Programa do curso

Faça aqui a sua inscrição:

Inscrição no curso

Envie-nos as suas dúvidas:

formacao@montessoriporto.org

 

O que é ser Guia Montessori?

Joana Rebelo

Joana Rebelo

Guia AMI 3-6 anos EMP

O adulto é parte do ambiente, e deve orientar as crianças ao longo desta jornada, ajudando-as a se tornarem indivíduos bem adaptados, preparados para assumir um lugar positivo, proativo e prosocial no seu mundo. O adulto não é o centro e deve abster-se de impor a sua vontade, e as suas necessidades. O adulto acompanha a criança, que a é a protagonista do seu processo de aprendizagem, neste caminho.

Com todo o respeito, delicadeza é necessário que o adulto confie na capacidade da criança seguir o seu guia interno. Só assim esta pode manifestar as tendências (à exploração, orientação, repetição, autoperfeição, comunicação, orientação grupal, abstração, imaginação, espiritualidade) com as quais nasce, procurando através do contacto com os materiais de exploração sensorial, autoconstruir-se e desenvolver-se, para se converte num ser humano íntegro do seu tempo e espaço.

O maior desafio é de facto confiar e remover os obstáculos à aprendizagem. Sendo que por vezes o próprio adulto é quem deve “retirar-se do caminho” e deixar a criança explorar, e quando a criança encontra o prazer da descoberta, a alegria na independência e autonomia, a concentração pelo trabalho, a satisfação em dar o seu contributo à sua pequena sociedade, encontramos uma criança livre, realizada e feliz.”

Clara Megre

Clara Megre

Guia AMI 3-6 anos EMP

Como Maria Montessori escreveu ser guia Montessori é poder reconhecer :      “Eu servi o espírito daquelas crianças, e elas cumpriram o seu desenvolvimento, e eu acompanhei-as nas suas experiências” (Maria  Montessori, Mente Absorvente).
                                                                           Ter o privilégio de acompanhar o desenvolvimento dos futuros Homens e Mulheres da nossa civilização, preparar um ambiente que seja uma porta para o mundo real é uma das grandes tarefas de um Guia Montessori. 
                                                                           Através de uma observação científica, atenta e curiosa, o Guia Montessori consegue olhar para cada criança e interpretar quais as suas necessidades – físicas, psicológicas, emocionais e cognitivas; quais as suas características e em que período sensível se encontra. Deste modo, irá conseguir escolher quais os próximos materiais a apresentar, satisfazendo a vida psíquica da criança. 
Ser Guia Montessori é ter a responsabilidade de acompanhar e servir o espírito da criança, sempre com o coração e mente abertos e disponíveis para receber cada criança de forma única e especial.”
Ana Piques

Ana Piques

Guia AMI 3-6 anos EMP

Ser Guia Montessori para mim é

… viver uma metodologia que é uma filosofia de vida; parte da minha identidade, personalidade e caráter; conhecer-me, aceitar-me e todos os dias ser melhor que o dia anterior; reconhecer, aceitar e utilizar os meus erros como ferramenta e motor da minha evolução; reconhecer, aceitar e viver a felicidade a cada segundo, minuto e hora do dia; é ver o copo sempre meio cheio; saber viver e viver cada dia como sempre o primeiro; superar e superar-me; sentir, respirar mas sobretudo, saber colocar em prática; todos os dias olhar para a criança como se fosse a primeira vez; ter a humildade de ver a criança como um ser semelhante; partilhar e aceitar que a criança partilhe a sua natureza; permitir que a criança seja na sua plenitude; contribuir para a formação do Homem do mundo e para o mundo;ser o modelo em vez do modelador; ver para além do que pode ser visto; amar e ser amado;respeitar e ser respeitado;saber dizer não com um sim; ser-se privilegiado;contribuir para o mundo de hoje e do amanhã;fazer do caminho o objetivo e não a meta;ser eu, tu e nós;ser mais do que a minha própria existência; o cliché “tenho a melhor “profissão” do mundo; para toda a vida, dentro e fora das paredes de uma escola;mais do que todas as palavras escritas que existem e que não são nem nunca serão suficientes!

Saber mais sobre Montessori

Tel. 967748424
geral@montessoriporto.org

  

Newsletter
Quer receber as nossas novidades por email? Subscreva abaixo à newsletter da Escola Montessori do Porto