Decálogo Montessori para 0-6 anos

No mundo em que vivemos temos cada vez mais coisas que não necessitamos. Oferecer é divertido e produz satisfação tanto a quem oferece como a quem recebe – e mais se é a uma criança – mas o excesso é contraproducente pois leva ao desinteresse. Chega a época natalícia e a luta contra o consumismo massivo é desafiante, contudo se oferecermos de forma consciente teremos crianças mais felizes num mundo melhor.

Nesta lista encontrarás várias chaves que te ajudarão a escolher presentes que respeitem a criança e o planeta.

  1. Materiais simples naturais e duradouros. Menos plástico e mais materiais reais. As crianças gostam de apreciar o peso, sentir textura, cheiro… nesta etapa descobrem tudo com os seus sentidos. Como plástico toda esta experiência se perde. Brinquedos de boa qualidade, duradouros, que se possam usar durante anos, e passar de uma criança a outra.

2. Jogos criativos, nada eletrónicos. Jogos que permitam desenvolver a sua imaginação, construtivos, que não tenham apenas um fim, sejam flexíveis, que mudem. E não apenas jogos que joguem por si só ao apertar um botão.

3. Brinquedos unisexo.  Basta de cor-de-rosa para as meninas e azul para os meninos, bonecas para elas e camiões para eles. Cada pessoa é um mundo e para que cada criança se construa a si mesmo, o melhor são jogos e brinquedos que favoreçam a igualdade. As crianças gostam de explorar e brincar e não discriminam pelas cores.

4. Objetos baseados na realidade. As crianças desfrutam mais com objetos reais pois estão a descobrir os mundo que os rodeia. Queremos que desenvolvam a sua imaginação sem ideias preconcebidas. Devem assim aprender sobre o seu contexto (casa, animas, plantas, profissões) antes de saber nomes fantásticos de princesas e dragões.

5. Recicla, reutiliza, cria. Um brinquedo não é melhor por ser o que está na moda. São válidos os brinquedos reciclados, oferece brinquedos antigos que te encantavam enquanto criança, brinquedos de lojas de segunda mão ou artesanais…

6. Oferece coisas úteis. Nem todas as prendas tem de ser um brinquedo. As crianças necessitam roupa, utensílios de cozinha, materiais de arte, experiências científicas, livros… Há um sem fim de possibilidades dependendo da idade e interesse de cada criança.

7. Prendas imateriais

Partilha experiências. Passar tempo com as crianças em atividades divertidas é um dos melhores presentes que se podem oferecer. Visitas ao teatro, a um museu, um concerto, um almoço num sítio especial, um bilhete de comboio ou de barco ou até um curso de algo que lhes interesse, se divirtam e aprendam (desporto, música, arte, cozinha…)                                

8. Livros, muitos livros, com imagens reais, adequados à idade, que lhes permitam expandir a mente e aumentar vocabulário.

9. Música maestro. Instrumentos musicais reais,  de todo o tipo para que explorem e experimentem tocar em casa. Recorre a artistas que gostem ambos, músicas do mundo…                            

10. Se tens dúvidas observa ou pergunta. Observa os interesses da criança ou pergunta a familiares. Mas oferece de forma consciente, pensando no desenvolvimento dos pequenos e na sustentabilidade do planeta.

Este artigo resultou da reflexão de diferentes Guias Montessori, tendo sido compiladas pela  Elena Morales Virgili 😉 Obrigada Elena!!

Boa semana,

Joana Rebelo

Artigo Seguinte
Artigo Anterior