Uma das experiências mais interessantes quando começamos a pensar em criar uma escola é conhecer outras experiências. Perceber como funcionam as escolas noutras partes do mundo, ativa-nos o raciocínio crítico e inspira-nos. Afinal, ainda há alguma verdade na expressão o sonho comanda a vida.

Foi com grande entusiasmo que fizemos as malas e fomos até ao IV Encuentro Montessori en España, em Biscaia (Bilbau), cujo anfitrião foi o Colegio Vizcaya. Podem espreitar a apresentação do colégio neste pequeno vídeo.

Para além das apresentações de outros projetos e troca de experiências deliciosas, tivemos a oportunidade de conhecer um pouco a escola e fomos visitar a Escuela Infantil (dos 10 meses aos 3 anos) e a Infantil 2º ciclo (dos 3 aos 6 anos), onde a pedagogia Montessori é aplicada.

Não vos vou mentir, fiquei atónita. Não só por ter sido o meu primeiro contacto com um ambiente preparado, mas pela dimensão da escola e quantidade de ambientes preparados. No total 6 salas com 37 crianças cada! Não se assustem, falamos de salas enormes, com cerca de 80m2 cada, mas ainda assim dá que pensar!

Mas afinal o que é isto do ambiente preparado?

Soa um pouco estranho ao princípio. Por que não lhe chamamos sala de aula? Ou sala do pré-escolar? A verdade é que um ambiente preparado é muito mais que apenas uma sala. Sim, é um espaço físico, mas também um espaço psicológico, cientificamente construído para oferecer à criança a oportunidade de aprender, através das suas experiências pessoais, construindo assim a sua personalidade.

Um ambiente preparado está desenhado para que a criança se sinta encorajada a explorar, a descobrir e a ser criativa. Foi criado com a criança em mente e é desenhado para ela, orquestrado de forma a promover a sua independência e adaptação ao meio que a rodeia. É, sem sombra de dúvida, um espaço especial, onde a aprendizagem acontece quase como por magia.

Quer seja numa escola ou em casa, o ambiente preparado tem algumas características que o definem:

1. Liberdade

Falamos de liberdade de movimento, liberdade para que possa explorar, interagir socialmente, mas também liberdade da interferência dos outros. Montessori assenta no princípio de que é através destas experiências que a criança desenvolve a liberdade última: a liberdade de escolha.

2. Estrutura e Ordem

A estrutura e a ordem são elementos cruciais para que a criança comece a internalizar o meio que a rodeia, encontrando assim um sentido para o mundo em que vive. Um ambiente preparado, pela sua estrutura, pela forma como funciona e pela forma como está organizado: materiais divididos por áreas, do mais simples para o mais complexo, onde os materiais e instrumentos de apoio têm o seu devido local e estão organizados; é exatamente aquilo que a criança precisa.

 

3. Beleza

Belo, simples, harmonioso, bem cuidado e convidativo à aprendizagem. São as características essências para refletir a paz e a tranquilidade. Imaginem-se num ambiente com estas características. Incrivelmente convidativo!

4. Natureza e realidade

Às crianças deve ser dada a oportunidade de poderem ser inspiradas pela natureza e faz sentido que se preferiam materiais naturais, para que se possa criar esse vínculo. Para além disso, os objetos e a mobília devem estar adaptados ao tamanho da criança, para que não se sinta dependente do adulto nem sinta frustração.

5. Ambiente Social

As crianças têm liberdade para interagir umas com as outras e isto não acontece num horário específico do dia, está sempre presente. Existem grupos mistos (3 aos 6 anos, por exemplo) no mesmo espaço e é, precisamente, esta partilha que permite desenvolver a empatia, a compaixão e a consciência social. Competências tão importantes no mundo de hoje.

6. Ambiente intelectual

É o culminar das 5 características anteriores, através das quais se constrói e se desenvolve a personalidade da criança.

 

É a influência do ambiente preparado que permite à criança alcançar orgulho nas suas descobertas e criar as bases do amor pela aprendizagem ao longo da vida.

Pode passar despercebido, mas o ambiente preparado é um dos segredos do sucesso da pedagogia Montessori. É que é através deste ambiente, construído a pensar em seres absolutamente especiais, que conseguimos proporcionar-lhes uma vida plena, cheia de alegria e de conquistas.

 

Joana Magalhães

Artigo Seguinte
Artigo Anterior