No post de hoje vou explorar o curriculum montessori e as suas principais características nas idades do pré escolar e primária.

Dentro do grupo pré escolar da “Casa del ninos” (entre os 3 e os 6 anos) a aprendizagem foca-se sobretudo em competências do “aprender fazendo”, praticando a concentração e a compaixão pelo outro, ao mesmo tempo que desenvolvem competências de liderança e de trabalho em equipa. Sendo assim, este curriculum divide-se em 4 grandes áreas: Vida Prática, Sensorial, Linguagem e Matemática.

É neste período (entre os 3 e os 6 anos) e na área Vida Prática que as crianças têm oportunidade de fazer inúmeras tarefas do dia-a-dia, tais como lavar a roupa, a loiça, colocar a roupa secar ou mesmo pôr a mesa para que todos almoçem.

É também nesta fase do curriculum Montessori que as crianças aprendem a ler e a escrever. Este processo dá-se através de jogos de sons, com recurso ao alfabeto móvel, com a utilização de cartões de classificação e com o uso das conhecidas letras de lixa. Estas actividades iniciam-se com simples conversas sobre animais ou objectos do interesse da criança, mas vão-se complexificando, permitindo simultaneamente o enriquecimento do vocabulário, a leitura e depois a escrita (esta última numa fase inicial com recurso ao alfabeto móvel mas depois com a sua própria caligrafia).

É também comum que no curriculum montessori exista a possibilidade de aprender uma segunda língua. Isto permite que as crianças possam, não só desenvolver os seus conhecimentos e competências de linguagem de forma mais alargada, como também os seus conhecimentos sociais e interculturais. O curriculum Montessori utiliza sons, poemas, geografia e a história para ajudar a aprendizagem de uma segunda língua, em simultâneo.

 O curriculum Primária (“Taller”) compreende as idades entre os 6 aos 9 anos e consiste numa série de lições/experiências que convergem para diferentes áreas de estudo, nomeadamente: sobre o universo ( explorando a geografia); sobre o ser humano e os seus feitos ( explorando a história); sobre o sentido da vida e o seu início (explorando a biologia), e em todas as actividades, em simultâneo, tendo oportunidade de aperfeiçoar os conhecimentos já adquiridos de linguagem e de matemática.

A Música, a Arte e a Educação Física também são as áreas integradas no curriculum montessori. Estas não são actividades fora do curriculum ou ditas extra curriculares, mas integradas no ambiente montessori. Assim, cantar ou tocar um instrumento, pintar ou fazer uma escultura, saltar ou correr são actividades que a criança poderá explorar caso pretenda, durante o ciclo de trabalho montessori.

Ambos os ambientes desenhados para estas idades baseiam-se nas características base de Montessori: encorajar uma aprendizagem positiva bem como a independência na aquisição dos conhecimentos.

Sendo assim, nestes ambientes podemos encontrar:

  • Plantas, animais (como peixes), luz natural, o ambiente cuidado e organizado que permita que as crianças se sintam em casa e que desenvolvam um sentimento de cuidar do espaço/animais;
  • Espaço exterior para fazer actividades;
  • Actividades desenhadas para desenvolver a independência e a cooperação;
  • Ambiente propício à auto-aprendizagem, não só através dos materiais montessori mas também, à medida que vão crescendo, pelo desenvolvimento de competências de organização e de planeamento;

Cada criança desenvolve assim um sentido de domínio e partilha na responsabilidade de cuidar e manter o ambiente de todos, compreendem o sentido de completar uma tarefa até ao fim, por forma a experienciar o sentimento de sucesso, mas também de garantir a organização e o bom funcionamento do espaço, através do contributo individual de cada um.

Rosana Fernandes

Artigo Seguinte
Artigo Anterior