Há já algum tempo que tenho andado a pensar em partilhar as atividades que fazemos por cá. O trabalho com as crianças dos 24 aos 36 meses é composto por atividades de vida prática, atividades sociais, atividades cognitivas, atividades sensoriais e atividades motoras.

As atividades que vou partilhar foram feitas com as minhas pequenas dos 24 e aos (quase) 36 meses. Espero que possam ser uma fonte de inspiração a todos os pais que, como eu, gostam de montessoriar em casa 🙂

Atividades de vida prática 

As atividades de vida prática permitem desenvolver competências pessoais e sociais básicas e que são usadas no dia a dia, como vestir-se sozinho, limpar ou ser educado. Principalmente até aos 3 anos, a criança adora imitar o adulto e acompanhá-lo em todas as suas tarefas. Permitir que os nossos filhos nos ajudem nas tarefas do dia-a-dia, como cozinhar ou limpar os sapatos, são excelentes exemplos. Deixo-vos algumas ideias:

 

    

Atividades sensoriais

As atividades sensoriais servem para alargar e aprofundar o sentido de perceção da criança do mundo. São exemplo as atividades de emparelhamento por cor ou por padrão, discriminação por tamanhos, exploração da natureza, distinguir cheiros e pintar.

            

Atividades cognitivas

As atividades cognitivas permitem compreender como o mundo se organiza à nossa volta. Organizar objetos e imagens por conceitos, associar objetos e números e formas geométricas, são alguns exemplos.

Atividades motoras

São atividades que permitem desenvolver as competências de motricidade grossa e fina, por exemplo, cortar com a tesoura, atirar objetos a uma determinada distância, prender molas e transferências usando uma colher.

   

Estas atividades são alguns exemplos do que podemos trabalhar com os nossos pequenos. Ainda assim aquelas que mais nos marcam são aquelas que passamos em família, como a primeira viagem de autocarro ou de comboio, e que nos permitem explorar a natureza e conhecer o mundo 🙂

 

Joana Magalhães

Artigo Seguinte
Artigo Anterior